Medidas Preventivas COVID-19

Medidas Preventivas COVID-19

18 de Maio de 2020
Medidas Preventivas COVID-19

Se pretende dirigir-se à nossa clínica,pedimos que tenha atenção às novas regras para protecção de todos

1. Se

  • Nos últimos 14 dias teve tosse (de novo ou agravamento da tosse habitual), ou febre (temperatura≥ 38.0ºC), ou dificuldade respiratória odinofagia (dor de garganta), dores musculares generalizadas, dores de cabeça, fraqueza náuseas/vómitos e diarreia?
  • Esteve em contacto com um caso suspeito ou confirmado de COVID-19. Em caso afirmativo, ainda se encontra em período de isolamento (14 dias)?
  • Já teve diagnóstico prévio de COVID-19. Em caso afirmativo,  ainda se encontra em período de isolamento (14 dias)?

Nestes casos não deve ocorrer a consulta de Saúde Oral, podendo ser considerado o adiamento e remarcação de nova data de consulta para depois da sua recuperação/cura do doente, respeitando o período de isolamento.


2. Se tiver sintomas sugestivos de COVID-19, deve contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24), nos termos da Norma 004/2020 da DGS.



Procedimentos do utente para controlo e prevenção

a.       Desloloque-se ao consultório sem acompanhante;

i.      Se necessária a presença do acompanhante, este deve, preferencialmente, aguardar fora das instalações, ou então permanecer na sala de espera (com máscara cirúrgica colocada);

ii.      Se o acompanhante tiver de entrar no consultório (por exemplo, quando o utente é menor de idade), deve permanecer a mais de 2 metros de distância do equipamento dentário (com a máscara cirúrgica colocada).

b.       O utente deverá apresentar-se com máscara.

c.       O utente deverá higienizar as mãos com solução alcoólica, disponível no local, à chegada e à saída;

d.       O utente deverá dirigir-se à receção virtual para anunciar a sua chegada

e.       Mantenha o distanciamento de, pelo menos, 2 metros das outras pessoas que possam estar presentes;

f.         evite tocar em superfícies desnecessariamente;

g.       cumpra todas as regras de etiqueta respiratória;

h.       cumpra o horário definido para reduzir a permanência na sala de espera;

i.         evite trazer para a consulta vestuário e acessórios desnecessários;

j.         Efetue o pagamento  preferencialmente por Multibanco.



Tendo em conta o estado de calamidade em vigor no país



Se tiver marcação dirija-se à receção virtual e valide a sua presença



Se não tiver marcação de consulta não entre e ligue para o número 275315643




Para sua segurança 

 

1.     Antes da realização da consulta deve ser feita uma triagem prévia, por via remota, doentes de risco são aconselhados a cancelar a consulta

2.     Foram definidas normas e procedimentos para os utentes

3.      Redução do número de consultas marcadas e com mais tempo por consulta para evitar acumulação de utentes na sala de espera

4.     Foram implementadas normas de  rotatividade de gabinetes para permitir aumentar o tempo entre consultas para desinfeção e renovação do ar existente nos gabinetes após consulta;

5.     Todo o pessoal clínico e não clínico usa os EPI’s adequados.

 

 

Desinfeção dos consultórios e zonas comuns

 

1.     As superfícies mais expostas do gabinete são protegidos com barreiras descartáveis, substituidas após cada consulta e cuidadosamente desinfetados de acordo com as normas da DGS

2.     Após cada consulta todas as superfícies são desinfetadas com solução alcoólica ( superior a 70% álcool)

3.     O chão e as paredes dos gabinetes são desinfetados com uma solução de hipoclorito de sódio a 0.3% ( de acordo com as normas da DGS) após cada consulta.

4.     A desinfeção do chão e superfícies das zonas comuns (sala de espera, cadeiras, extintores, mobiliário receção e sala de espera, portas,…) são efetuadas cada 2 horas.

5.     Foram retirados da sala de espera todos os objetos decorativos ou outros que possam ser manuseados.

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