Medidas Preventivas COVID-19
Se pretende dirigir-se à nossa clínica,pedimos que tenha atenção às novas regras para protecção de todos
1. Se
- Nos últimos 14 dias teve tosse (de novo ou agravamento da tosse habitual), ou febre (temperatura≥ 38.0ºC), ou dificuldade respiratória odinofagia (dor de garganta), dores musculares generalizadas, dores de cabeça, fraqueza náuseas/vómitos e diarreia?
- Esteve em contacto com um caso suspeito ou confirmado de COVID-19. Em caso afirmativo, ainda se encontra em período de isolamento (14 dias)?
- Já teve diagnóstico prévio de COVID-19. Em caso afirmativo, ainda se encontra em período de isolamento (14 dias)?
Nestes casos não deve ocorrer a consulta de Saúde Oral, podendo ser considerado o adiamento e remarcação de nova data de consulta para depois da sua recuperação/cura do doente, respeitando o período de isolamento.
2. Se tiver sintomas sugestivos de COVID-19, deve contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24), nos termos da Norma 004/2020 da DGS.
Procedimentos do utente para controlo e prevenção
a.
Desloloque-se
ao consultório sem acompanhante;
i. Se necessária a presença do
acompanhante, este deve, preferencialmente, aguardar fora das instalações, ou
então permanecer na sala de espera
(com máscara cirúrgica colocada);
ii. Se o acompanhante tiver de entrar
no consultório (por exemplo, quando o utente é menor de idade), deve permanecer
a mais de 2 metros de distância do equipamento dentário (com a máscara
cirúrgica colocada).
b.
O utente deverá apresentar-se com
máscara.
c.
O
utente deverá higienizar as mãos
com solução alcoólica, disponível no local, à chegada e à saída;
d.
O
utente deverá dirigir-se à receção
virtual para anunciar a sua chegada
e.
Mantenha
o distanciamento de, pelo menos, 2 metros
das outras pessoas que possam estar presentes;
f.
evite tocar em superfícies desnecessariamente;
g.
cumpra
todas as regras de etiqueta respiratória;
h.
cumpra o horário definido para reduzir a permanência na sala
de espera;
i.
evite
trazer para a consulta vestuário e
acessórios desnecessários;
j. Efetue o pagamento preferencialmente por Multibanco.
Tendo em conta o estado de calamidade em vigor no país
Se tiver marcação dirija-se à receção virtual e valide a sua presença
Se não tiver marcação de consulta não entre e ligue para o número 275315643
Para sua segurança
1.
Antes da realização da consulta deve ser feita uma triagem prévia, por via remota, doentes de risco são aconselhados a cancelar a consulta
2.
Foram definidas normas e procedimentos
para os utentes
3.
Redução do número
de consultas marcadas e com mais tempo por consulta para evitar acumulação de
utentes na sala de espera
4.
Foram
implementadas normas de rotatividade de
gabinetes para permitir aumentar o tempo entre consultas para desinfeção e
renovação do ar existente nos gabinetes após consulta;
5.
Todo
o pessoal clínico e não clínico usa os EPI’s adequados.
Desinfeção dos consultórios e zonas comuns
1.
As superfícies mais expostas do gabinete são protegidos com barreiras
descartáveis, substituidas após cada consulta e cuidadosamente desinfetados de
acordo com as normas da DGS
2.
Após
cada consulta todas as superfícies são desinfetadas com solução alcoólica (
superior a 70% álcool)
3.
O
chão e as paredes dos gabinetes são desinfetados com uma solução de hipoclorito
de sódio a 0.3% ( de acordo com as normas da DGS) após cada consulta.
4.
A
desinfeção do chão e superfícies das zonas comuns
(sala de espera, cadeiras, extintores, mobiliário receção e sala de espera,
portas,…) são efetuadas cada 2 horas.
5.
Foram retirados da sala de espera todos os objetos
decorativos ou outros que possam ser manuseados.