Aplicação da norma EN ISO 17665:2006 para segurança na esterilização do material de uso médic

Aplicação da norma EN ISO 17665:2006 para segurança na esterilização do material de uso médic

12 de Novembro de 2018
Aplicação da norma  EN ISO 17665:2006 para segurança na esterilização do material de uso médic

O processo de esterilização do material clínico é um procedimento clínico crítico. Do seu correto funcionamento depende a segurança dos pacientes e do pessoal clínico do risco de infeção cruzada.

Para além do adequado manuseamento do material e do controlo estrito dos corretos procedimentos, descritos nas “Normas e procedimentos para esterilização de material” há que garantir que todos os equipamentos estão a funcionar de forma correta garantindo uma completa esterilização.

Assim, e de acordo com a norma EN ISSO 17665:2006  , em todos os ciclos de esterilização é feito um controlo com indicadores químicos que garantem a eficácia do procedimento. Tais resultados são registados, aferidos e arquivados. Semanalmente são executados 2 tipos de teste ao funcionamento dos autoclaves. O Vaccum test, que avalia a estanquicidade da cuba do autoclave,  e o Hélix test que avalia o grau de penetração do vapor de água no conteúdo da cuba de esterilização.

Trimestralmente é feito um teste de controlo biológico por um laboratório independente para confirmar a eficácia de todos os procedimentos.

Espaço Saúde© 2021 - iTech-ON